23 de mar de 2010

Formaturas Infernais - vários autores

Formaturas Infernais


Informações
Título Original: Prom Nights From Hell
Autores: Meg Cabot, Lauren Myracle, Kim Harrison, Michele Jaffe, Stephenie Meyer
País: Estados Unidos
Idioma: Inglês
Gênero: Fantasia, Paranormal
Editora: HarperTeen
Data de Publicação: 10 de Abril de 2007
Páginas: 320



No Brasil
Editora: Galera Record
Ano de Publicação: 2009

Quem não cometeu alguma gafe inesquecível na formatura?
Situações como: esquecer o selo na roupa ou quebrar o salto ou tropeçar na valsa? Ou todas as alternativas e ainda ser pega pelos flashs do fotógrafo para esse momento parar na primeira página do álbum?
Comparando com a situação das personagens nos contos de Formaturas Infernais, isso nem de longe parece tão ruim.

A filha da Exterminadora, de Meg Cabot:
Sexta-feira a noite, boate Swig em Manhattan: Mary tem na mira - literalmente - Sebastian, o cara que quer levar sua amiga ao baile de formatura, enquanto deveria estar em casa fazendo o trabalho de História dos Estados Unidos. Mesma hora e local: Adam tem na mira o cara que "roubou" a namorada de seu amigo, enquanto deveria estar em casa fazendo o trabalho de História dos Estados Unidos. Salvar a vida da amiga e estragar um encontro, o objetivo de Mary e Adam pode não ser o mesmo, mas no final conseguem até mais do que esperavam.

O buquê, de Lauren Myracle: três amigos, uma visita a uma vidente, um buquê e três desejos. O que Frankie queria era que Will a convidasse para o baile de formatura, mas o que fazer se um desejo muda tudo? A garota aprende do modo mais difícil que não se brinca com o que não se conhece.

Madison Avery e a Morte, de Kim Harrison: não ter um par para o baile é ruim, mas Madison descobre que ser deixada de lado pelo seu par em pleno baile e para piorar, na véspera de seu aniversário, é péssimo! Então aceitar uma dança e uma carona para casa de um gentil desconhecido não parece tão ruim a essa altura. Exceto que isso muda a sorte de Madison e um erro é cometido, agora, sua vida tem um prazo de validade e, enquanto espera pelo fim, ela vai ter que aprender a viver entre dois mundos.
"Quem diria que a morte pode ser tão boa de se olhar e dança tão bem?"


Salada Mista, de Michele Jaffe: guias de relacionamento e livros de auto-ajuda não socorrem Miranda quando se trata de conversar com suas paixonites, e até gaguejar é fichinha, aliás, nem pode contar com seus superpoderes. Entre, evitar assaltos, estudar, se culpar por acontecimentos passados e descolar um par para o baile, ela ainda arranja tempo para se meter em encrencas e para trabalhar. É onde conhece Sibby, uma adolescente petulante e sociável até demais, e se mete sem querer no meio de uma negociação perigosa, onde nada é o que parece.

Inferno na Terra, de Stephenie Meyer: pares trocados, corações partidos e pessoas agindo estranhamente. Fazer a formatura parecer infernal é a função de Sheba, e tudo dá certo... bom, pelo menos para ela. No entanto, alguém começa a arruinar pouco à pouco seu trabalho perfeito e descobrir quem está fazendo isso pode ser totalmente errôneo. Para Sheba, encontrar amor e felicidade pode ser a pior tortura.

De caçadores de vampiros à anjos e demônios, temos o melhor da narrativa das autoras, com bom-humor, suspense, sobrenatural e aquela mistura de adolescente+colégio+festa que ao mesmo tempo diverte e constrange. Os enredos são tão bons que no final deixam um gostinho de quero mais!
O humor de Meg Cabot e Lauren Myracle fazem de "A filha da Exterminadora" e "O buquê" os contos mais divertidos - mesmo este último sendo assustador a maior parte do tempo - enquanto "Salada Mista" de Michele Jaffe ganha de longe como melhor do livro, pela narrativa e reviravolta final. Já "Madison Avery e a Morte" é o que mais merecia um livro inteiro, por atiçar a curiosidade sobre o que poderia acontecer no final. Por fim... "Inferno na Terra" tem a mesma narrativa maçante presente nas obras da Stephenie Meyer mas o tema central é o diferencial que impulsiona a querer ler tudo!

Recomendado:
Leitura obrigatória, principalmente para quem não gosta de livros grandes. Dá para ler tranquilamente em uns dois dias e talvez, reler depois, é claro!

Autoras:
Meg Cabot: escreveu mais de 60 livros e suas séries de maior sucesso são O Diário da Princesa e A Mediadora, o qual assinou com o pseudônimo Jenny Carroll, além de usar Patricia Cabot para assinar seus outros romances.
Lauren Myracle: suas obras infanto-juvenis são conhecidas e algumas premiadas a exemplo de Rhymes with Witches e a série Internet Girls.
Kim Harrison: um pseudônimo de Dawn Cook, sob ele assinou a série sobre bruxas Rachel Morgan / The Hollows além de outros livros e atualmente, trabalha na série Madison Avery.
Michele Jaffe: famosa pela série Bad Kitty e outros livros como Bad Girl e Loverboy.
Stephenie Meyer: autora da série bestseller que virou filme, Crepúsculo, e A Hospedeira.

Curiosidade:
A série Madison Avery de Kim Harrison foi inspirada no conto escrito em Formaturas Infernais. O primeiro livro, Once Dead, Twice Shy foi lançado em 2009 e o segundo, Early to Death, Early to Rise, é esperado para maio deste ano nos EUA.

Um comentário:

Beatriiz disse...

né , a capa é bonita deve ser legal *-*