15 de mar de 2010

Sobre leitura, internet e um novo final

Às vezes, quando chegamos ao final de um livro nos perguntamos "e se?".
"E se isso ou aquilo não tivesse acontecido? O final seria diferente? Talvez..."

É desse modo que alguns entram no mundo das Fanfics.
Definição: Fanfics são histórias fictícias criadas por fãs - vem da junção fan+fiction, porém o termo é frequentemente abreviado.
Muitas pessoas no intuito de criar novos finais, personagens, enredos a seu próprio gosto, passam de leitores assíduos para escritores no tempo livre e costumam publicar essas histórias na internet - que é uma importante ferramenta de divulgação - sem fins lucrativos. Existem até sites, blogs e fóruns especialiazados. (ex: fanfiction.net)
Algumas fanfics conseguem se destacar e conquistar, algumas raras vezes, quase a mesma atenção da obra da qual "empresta" os personagens.
Dois exemplos que deram certo:


  • Francisca Solar: ao ler "Harry Potter e a Ordem da Fênix" - quinto livro da saga Harry Potter - ficou desapontada e começou a escrever sua própria versão chamada "Harry Potter y el Ocaso de los Altos Elfos". A história foi lida por milhares de pessoas e conseguiu chamar a atenção da Random House, uma editora de língua inglesa que lançou livros como "The Book Thief". Assim, a chilena foi convidada a lançar sua própria trilogia que chamou de "La Séptima M".
  • Cassandra Clare: outro nome conhecido na internet, entre fãs de Harry Potter por "The Draco Trilogy" e pelos fãs de Senhor dos Anéis por "The Very Secret Diaries". Suas fanfics fizeram tanto sucesso que até receberam comentários positivos na mídia norte-americana de jornais importantes como "The Times" e "The Daily Telegraph". Em 2007 lançou o primeiro livro da saga "The Mortal Instruments": City Of Bones (Cidade dos Ossos), seguido por City Of Ashes (Cidade das Cinzas), em 2008 e City Of Glass (Cidade de Vidro), em 2009. A série fez tanto sucesso que ficou na lista de mais vendidos do "The New York Times" por nove semanas e foi lançado em outros países de língua inglesa, além de ser traduzido para francês, alemão, espanhol e em breve para português. Cassandra Clare ainda vai lançar um último livro chamado City Of Fallen Angels (Cidade dos Anjos Caídos) e uma nova trilogia: "The Infernal Devices".

Existem vários outros autores livres que divulgam suas versões na internet apenas como forma de dividir uma opinião. As histórias podem ser não tão boas, ruins de doer ou realmente ótimas. Vale do talento, da forma de se expressar. Nesses casos o que contou no fim foi a impressão deixada.

P.s.: City Of Bones, o primeiro livro da série "The Mortal Instruments" tem previsão de ser lançado no 2° semestre de 2010 no Brasil pela Editora Record.

Nenhum comentário: