20 de out de 2010

The Hunger Games (Hunger Games #1) por Suzanne Collins

The Hunger Games
(Vol. 1 - Hunger Games Trilogy)


Informações
Autora: Suzanne Collins
País: Estados Unidos
Idioma: Inglês
Gênero: Fantasia, Ficção Científica, Suspense
Editora: Scholastic
Data de Publicação: 14 de setembro de 2008
Páginas: 384
Sucedido por: Catching Fire (Vol. 2 - Set/2009), Mockingjay (Vol. 3 - Ago/2010)


No Brasil
Título: Jogos Vorazes
Editora: Rocco
Ano de Publicação: 2010
Páginas: 400

"Who cares? It's all a big show."
Primeiro eu tenho que deixar claro: esse livro quase me deixou doida!
Eu li tudo de uma vez (quase literalmente comi o livro, porque passei café-da-manhã e almoço lendo) pois esse livro é daqueles que você não consegue uma chance para fechar porque acontece uma coisa atrás da outra. Até os momentos "mais calmos" não podem ser chamados realmente de sossegados porque se tem aquele sentimento constante de que tudo pode explodir na sua cara a qualquer momento. Esse é o ritmo do enredo, então eu colei no livro igual Super Bonder.

A coisa foi pior ainda porque a expectativa que eu tinha sobre o livro - principalmente por causa de alguns comentários da Lívia do Wishing a Book - se juntou a expectativa criada pela atmosfera da história, a coisa toda de jogo, corrida pela sobrevivência...
Quase tive um AVC.

Daí, quando comecei a ler um dos primeiros sinais aparentes de que eu ia gostar foi o uso do sarcasmo bem de cara! Que eu acho sempre bem-vindo em qualquer história.
Segundo sinal: uma personagem principal forte. (Catnip! HAHAHA)

E então vem a parte boa: a distopia... o mundo pós-apocalíptico criado pela autora é uma forma de crítica a sociedade, na verdade, o livro todo é um tapa na cara e eu fiquei bem paranóica um bom tempo pensando sobre ele, principalmente porque eu tinha acabado de estudar A sociedade do espetáculo dum cara chamado Debord e The Hunger Games se encaixa TOTALMENTE em tudo o que ele disse.
(leia o significado de Distopia na Wikipédia, porque explica o necessário para saber que raios é isso!)

De resto, ao longo do livro tem umas coisas MUITO CRUÉIS que me deram arrepios e embrulharam o estômago ou me fizeram querer chorar, descabelar ou me deixaram indignada, por isso eu confesso: eu não vou assistir o filme de Hunger Games quando sair. Não vou ter coragem.

Para terminar a resenha, só digo que li Hunger Games com o coração na mão (na verdade a palavra não é coração, mas como esse é um blog de família...) e algumas vezes me sentia como uma espectadora da coisa toda, então me repreendia mentalmente e voltava para a pele da Katniss.
AH! Acho o nome da protagonista o mais normal do livro. Os nomes são todos estranhos de início, mas com o tempo dá para se acostumar.
Ok, mas ainda não me arrisco na pronúncia.

Uma coisa é certa: quando você terminar de ler o livro - gostando ou não dele - você ainda vai ficar pensando na história por dias.

Recomendado: para quem tem estômago e para quem gosta de histórinhas com cenas de violência com aquelas descrições "realistas e nojentas". Se você é um garoto que não gosta de Young-Adult porque acha muito menininha... LEIA THE HUNGER GAMES, RAPAZ!

Autora: Suzanne Collins: além de escrever Hunger Games, é autora da série Underland Chronicles, que já teve o primeiro livro Gregor, O Guerreiro da Superfície lançado no Brasil pela editora Record.

Curiosidade:
- Hunger Games ganhou vários Awards dentre eles como "Melhor livro de 2008" da Publishers Weekly e ficou um bom tempo na lista de bestsellers do New York Times.
- Pelo que parece, a adaptação para o cinema do primeiro livro não vai demorar, aliás, a própria autora foi quem escreveu o script.

P.s.: Ok, confesso que eu realmente não gostei daquela parte do fogo... queimaduras não são nada legais. Falo por experiência LOL

10 comentários:

Dani disse...

"Para terminar a resenha, só digo que li Hunger Games com o coração na mão (na verdade a palavra não é coração, mas como esse é um blog de família...)"
Eu sei bem qual é a palavra! XD Uso sempre essa expressão, mas se usasse no meu blog e minha mãe visse... ai de mim!

The Hunger Games é o bicho. Também fiquei completamente vidrada na história, e quando fechava o livro por alguns instantes, não conseguia parar de pensar nele!

Gostei muito da resenha! :D
Beijos.

Juliana Lucca disse...

@Dani: hahaha nada de palavrões cabeludos por aqui também!
AH! Fico feliz - MUITO MESMO!!! - que tenha gostado da resenha!!!

;*

Nine Stecanella disse...

Eu vi esse livro sendo amado em tantos blogs que preciso comprar. Mesmo. Já é uma questão de honra. Mas só ano que vem, quem sabe até lá os outros dois já tenham saido em português. Não me garanto tanto assim no inglês.

=**

Raíla disse...

Own, tô tão triste que comecei, mas não consegui continuar a leitura. Vou ver se volto a ler em dezembro... :/ Porque HG parece ser ótimo, mas o começo não me fez ficar louca e alucinada!

Liv disse...

Esse livro é tão inimaginavelmente fantástico que só de ouvir alguém falando sobre eu me empolgo! Vontade de reler, necessidade das continuações! Sério, desde que li eu sempre me pego pensando na história. É memorável.

:*

Lariane disse...

UAUUUUU!

Quero ler, preciso ler... mas antes quero ter as continuações em mãos...



Beijos e ótimo final de semana,
LAriane - Leituras & Devaneios – WWW.leiturasedevaneios.com.br

Vanessa Sagossi disse...

Parece que o livro mexeu com você de verdade!!!!

Beijos,
Vanessa Sagossi
comentandoofilme.blogspot.com

Nanda disse...

Ei Ju,

Owwwwww que resenha, to me matando agora de vontade de ler este livro rsrs

O meu está para chegar mas até agora nada, estou super ansiosa por ele, mas enquanto isso estou devorando Cidade dos Ossos ^^

bjoo

Guta Bauer disse...

Aiiii. Eu acho que sou um ET, porque não curti muito The Hunger Games não. E todo mundo se empolga, enquanto eu enrolo com mil livros pra não começar Catching Fire. ;(

Acho que a única explicação é que o livro não foi pra mim... Mas o pior é que é bem o estilo que eu gosto, HAHAHAA.

Beijo
Guta
Murphy's Library

Juliana Lucca disse...

@Nine Stecanella: meu inglês é terrível! hahaha mas depois que comecei a pegar livros com uma linguagem mais fácil e consegui me virar, comecei a arriscar mais e to bem feliz com o que to conseguindo! ^^
AH! Eu não vejo a hora de ler os outros dois livros, mas não aguento esperar até lançarem por aqui!


@Raíla: o começo também não me pegou tanto assim, mas depois eu não conseguia largar! Sério... fiquei até meio alucinada hahaha

@Liv: eu também me empolgo! LOL Mas vou demorar pra reler! Quero pegar firme em Catching Fire e Mockingjay primeiro!

@Lariane: eu não vou aguentar até lançarem as continuações! Principalmente por ser a rocco que vai lançar. Acredito que vou estar seca, esturricada e morta e eles ainda não vão anunciar o lançamento do segundo livro! hahaha

@Vanessa Sagossi: mexeu mesmo! hahaha então acho que consegui passar um pouquinho do que senti na resenha! AI QUE FELIIIIZ! *o*


@Nanda: hahaha isso aí! Consegui meu objetivo: atiçar todo mundo pra ler Hunger Games!
E WOW! Cidade dos Ossos é passatempo mais que ótimo! (mesmo a editora tendo feito caca na tradução!)

@Guta Bauer: LOL não se sinta um ET! As vezes é como você disse... o livro não foi pra você x} tem um monte de livros no estilo que gosto que tenho que ignorar porque me faz mal de tão ruim! hahaha