26 de jun de 2011

Matched (Matched #1) por Ally Condie

Matched
(Vol. 1 - Matched Trilogy)


Informações
Autora: Ally Condie
 País: Estados Unidos
Idioma: Inglês
Gênero: Ficção Científica, Distopia, Romance
Editora: Dutton Juvenile
Data de Publicação: 30 de Novembro de 2010
Páginas: 384

Sucedido por: Crossed (Vol. 2 - Nov/2011), Sem título (Vol. 3 - Nov/2012)

No Brasil
Título: Destino
Editora: Suma das Letras
Data de Publicação: 04 de Abril de 2011
Páginas: 240

Leia a sinopse do livro clicando aqui ou clique aqui para ler um trecho de Destino!

Ok, vou pular mais desculpas pela demora e ir direto ao ponto: a resenha superatrasada de Matched - o livro com uma das capas mais p#odas de YA!!

Já vou soltar logo de cara... Ally Condie tem um puta talento para escrever e foi esse o principal motivo que me fez chegar a última página totalmente envolvida na leitura, que é bem agradável e fluida, mesmo com o desenvolvimento lento da trama toda, que mais parece uma longa introdução a série.

Anyway, fiquei encantada com a narrativa, que é bem poética e explora sensações, além de valorizar hábitos e coisas do dia-a-dia que são normais e até imperceptíveis para a gente, mas que são feitas de um modo diferente no livro... algumas são quase uma conquista.

Tudo por causa dessa tal sociedade - interessante pra caramba!que nos é apresentada através dos olhos e pensamentos de Cassia - a protagonista. Aliás, os personagens também contam um ponto a mais para Matched - são tão comuns que poderiam ser reais - e o mais legal é comparar o comportamento - ou falta disso - de cada um diante de todas as regras impostas e todo esse negócio de vida controlada.

Vou confessar que sou meio novata em distopias YA, mas Matched é uma que realmente vale a pena ler. Me fez pensar bastante, ainda mais porque tive uma aula na qual o assunto era Biopoder em uma disciplina da faculdade - Filosofia e Linguagens Híbridas. Tem TUDO a ver. FIQUEI PARANÓICA!

Resumindo: Amei ler o livro! De verdade! Agora espero ansiosamente por Crossed, já que a maioria das minhas antigas séries favoritas chegaram ao fim. =(

Recomendado? ABSOLUTAMENTE! Porém, se a sua praia é um livro com muita ação, passe longe de Matched... por enquanto. O livro tem várias surpresas, mas o foco é mais uma revolução interna: Cassia aprendendo a escolher.

(Quando o Speedy parar de graça - por favor! -, atualizo com informações sobre a autora)


xoxo
Juliana

P.s.: meninas do ML... mil desculpas por atrasar a resenha do livro, de verdade. =/
P.s.2: I I I wanna ta-a-ake you a-way-ay-ay, take you from the hunger games... ALGUÉM TIRA ESSA MÚSICA DA MINHA CABEÇA.
P.s.3: aceito livros legais de presente de aniversário atrasado, obrigada! lol
P.s.4: também aceito indicação de outras distopias legais!

3 comentários:

Rachel Lima disse...

Todo mundo fala suuuper bem deste livro! E, de fato, ele tem uma das capas mais fodas ever. Eu adorei a idéia do livro e não duvido que consiga prender até a última página. Boa resenha *-* Beijos,

Rachel Lima
http://etcoetra.blog.br

Camila C. disse...

Sério, sou louquíssima para ler esse livro. Ainda mais quando leio as resenhas dele, porque né, TODO MUNDO fala super bem mesmo.

A capa é um luxo, né? A história parece ser bem intrigante e mesmo que não tenha tanta ação, o importante é que, se o conteúdo é bom, o ritmo não atrapalha, né?

Um beijo!

Mar disse...

Hey minha flor, ganhei essa doçura esses dias *-* eu estava loucona, quase pirando para o ler!! É mole rs?
Flor, aceitas parcerias?
Beijinhos. Mar
www.Imaginayre.blogspot.com